sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Assunto: Saída de materiais.

Saída de Materiais das Instalações:

            Assim como na entrada de materiais pelas portarias, a saída é também fator de grande relevância. A oportunidade de sair materiais a menos ou a menos é muito maior.
            Os Profissionais de segurança, responsáveis legais pela integridade do patrimônio no local tem como “Missão” não permitir a saída de materiais que estejam em desconformidade com o constante na documentação fiscal (DANFE, Notas Fiscais, etc.,) ora emitida pelo empregador.
            Cabe ao profissional de segurança, após a conferência física dos materiais a serem transportados pelos responsáveis por sua expedição, efetuar a conferência final, realizando alguns procedimentos abaixo relacionados:
                                   
• Os profissionais de segurança devem realizar a inspeção visual e a identificação de quem está saindo com o material e seu veículo, se houver;

• Realizar a conferência do material(ais) de acordo com a documentação fiscal expedida pelo empregador, confrontando quantidade e descrição dos materiais. (deverá prestar atenção também na Natureza da Operação e nas observações constantes no corpo da Documentação Fiscal);

• Efetuar o registro das informações necessárias para a identificação da saída da pessoa, veículo e materiais, caso esteja tudo em condições. Caso não esteja em condições, o pessoal da Segurança deverá informar de Imediato as alterações verificadas ao seu superior hierárquico, para que este informe o responsável pelo Setor de expedição dos materiais para fins de correção ou para a realização do descarregamento dos materiais desconformes, devido às alterações encontradas.

Observação: Nesta situação é bom que seja emitido o Relatório de Ocorrência – R.O., para o registro dos fatos envolvidos e para que a Área de Segurança receba informações baseadas em pareceres sobre a correção do evento.

 Quando da saída da pessoa, pela portaria, o pessoal de segurança não poderá esquecer de reter a identidade funcional padrão visitante (crachá), caso a pessoa que esteja retirando seja visitante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pelo seu comentário.
Em breve responderei.