segunda-feira, 8 de agosto de 2011

CERTIFICAÇÃO DE ESPECIALISTA EM SEGURANÇA - ABSO


      Para os interessados a prestar a avaliação para Certificação de Especialista em Segurança-CES, da ABSO, segue abaixo as informações relevantes para a Certificação. (boa prova a todos)

05. Estrutura e Conteúdo

05.1 - ESTRUTURA DA PROVA

O exame de certificação compreende 160 perguntas para respostas de múltipla escolha, cobrindo dez temas de conhecimento na área de segurança. Os temas foram identificados pela CNC - Comissão Nacional de Certificação, da ABSO, como relevantes para o administrador de segurança empresarial. Os temas de conhecimento têm diferentes percentuais, em função da importância de cada um. A prova terá quatro horas de duração.

05.2 - CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO
O candidato à conquista do CES deverá ter 70% (setenta por cento) de acerto nas 160 questões distribuídas nas dez áreas de conhecimento.

05.3 - TEMAS

05.3.1 - Planejamento em Segurança Empresarial Este tema compreende 25 questões, a saber:

1. Planejamento em Segurança. Histórico e Antecedentes do Planejamento; Fundamentos Acadêmicos do Planejamento Estratégico em Segurança; Tipos e Níveis de Planejamento; Metodologia de Planejamento; Elaboração de Políticas de Segurança; Planejamento Estratégico e Tático em Segurança; Metodologia para Realização de Diagnósticos em Segurança; Aplicação de Ferramentas de Gestão: Matriz SWOT/FOFA.

2. Identificação de Riscos. Conceito de Riscos; O Risco Estratégico e Tático: Tipos, Natureza, Origem e Formas de Tratamento; Aplicação de Ferramentas de Gestão:
Diagrama de Causa e Efeito para a Identificação dos Fatores de Risco.

3. Análise de Riscos. Metodologias: Métodos Matemáticos e Subjetivos: Mosler, T. Fine e Brasiliano; Aplicação de Estatísticas; Desvio Padrão; Parametrização de Técnicas Subjetivas.

4. Matriciamento de Riscos. Aplicação e Metodologia de Elaboração de Matrizes de Risco: Vulnerabilidade e Outras.

5. Soluções, Estratégias, Objetivos em Segurança. Técnicas para Elaborar e Traçar Objetivos em Segurança; Sugestão de Soluções com Base em Tecnologias Existentes.

6. Relação Custo / Benefício. Avaliação do Nível de Investimento com a Probabilidade de Ocorrência e Impacto na Empresa; Conceito e Aplicação da Perda Esperada.

7. Plano de Ação, Controle e Avaliação. Técnicas para Construção de Planos de Ação com o Emprego das perguntas 5W e 2H: O que Fazer, Quem Deve Fazer, Quando Fazer, Onde Fazer,
Por que fazer, Como Fazer e Quanto Custa Fazer.

05.3.2 - Gestão da Segurança

Este tema engloba as seguintes 25 questões:

1. Gestão Estratégica nas Organizações. Origem, Evolução e Objetivos; Competitividade Organizacional; Instrumentos de Avaliação de Desempenho; Habilidades e Competências Gerenciais; Prevenção de Perdas; Controle de Estoques.

2. Gestão Pessoal. Responsabilidade Social das Organizações; Significado do Trabalho; Novos Paradigmas de Cargos e Salários; Outplacement; Educação e Treinamento: Cenários Futuros.

3. Gestão Financeira em Segurança. Conceitos e Princípios de Análise de Investimentos; Técnicas de Avaliação; Orçamento Empresarial: Conceito, Histórico, Objetivos; Planejamento; Controle, Ciclo Orçamentário; Execução; Estrutura Básica do Orçamento; Tipos de Orçamento: Base Zero, Flexível e Perpétuo.

4. Gestão do Endomarketing. Conceitos; Origem; Evolução; Técnicas de Comunicação Empresarial; Aplicação no Setor da Segurança Empresarial.


5.3.3 - Segurança Pessoal

Este tema abrange 15 questões,como a seguir:

1. Conduta Criminosa. Motivação; Meios; Oportunidade.

2. Profissionalismo. Aspectos Legais; Perfil Profissional; Marketing Pessoal; Imagem Correlacionada; Atualização Criminalística e Profissional.

3. Inteligência Competitiva. Importância Profissional; Análise de Informações; Geração de Contra-Inteligência; Espionagem e Contra-Espionagem.

4. Análise Logística Estratégica. Visão Macro e Micro; Análise Profissional: Informações do Cliente, Formação do Perfil, Formação da Estrutura Envolvida, Metodologia; Detecção de Ameaças; Detecção de Suportes; Formação da Metodologia; Execução: Implantação, Controle, Formulário de Controle.

5. Inserção Tecnológica. Importância; Tecnologia e Informática; Riscos Inerentes; Benefícios; GPS (Equipamentos Variados: GPS/Celulares/Palms); Localizador ou Rastreador; Visão Noturna; Matéria; Segurança: Importância, Patrimonial, Pessoal, Blindagem.

6. Metodologia de Comunicação. Interação: com a Residência e Escritório, com as Pessoas em Vários Cenários e com o Protegido.

7. Relatórios e Projetos. Importância; Auditoria; Segurança Perimetral: Modelo; Segurança Patrimonial: Modelo; Relatório Continuado.

8. Procedimentos em Trânsito. Metodologia de Análise Estratégica; Avançado: Antecipado e Precursor; A Caminho; Check List; No Local; Levantamentos Visuais; Análise de Risco: Regional; Local.

9. Procedimentos em Viagem. Estratégia; Previsão de Gastos: Fixos, Variáveis, Despesas Reais; Levantamentos: Primários, Secundários, Continuados; Projeto Modelo.

10. Plano de Contingência, Gerenciamento de Crises. Montagem; Estudo de case: Riscos; Infornações para Montagem.

05.3.4 - Segurança da Informação
Este tema engloba 10 questões, a saber:

1. Informações e a Segurança. Conceito; Importância no Contexto Empresarial; Mega-tendência da Informação; Preponderante Participação da Inteligência no Atual Cenário Empresarial.

2. Atividades de Inteligência. Produção e Salvaguarda do Conhecimento; Informações; Contra-Informação; Contra-Espionagem; Desinformação; Contra Propaganda.

3. Segurança do Pessoal. Seleção e Acompanhamento; Definição de Perfis; Técnicas de Indução.

4. Segurança dos Documentos. Conceito; Medidas Preventivas; Fluxo de Informações.

5. Segurança das Informações Informatizadas. Segurança Lógica;, Segurança Física; Segurança das Comunicações; Segurança em Microinformática.

05.3.5 - Segurança Física e Eletrônica Este tema compreende 27 questões, conforme a seguir:

1. Circuito Fechado de Televisão e Digitalização de Imagens. Definição do Conceito da Aplicabilidade do CFTV e Digitalização de Imagens; Câmeras e Elementos Complementares: Evolução e Aspectos Gerais; Caixa de Proteção; Suportes e Lentes; Video gravador: Evolução e Aspectos Gerais, Transporte e Gravação do Sinal de Vídeo; Digitalização de Imagens; Videogravação e Transmissão Digital de Imagens; Pontos Críticos e Metodologia; Características dos Sistemas; Aplicabilidade Tática e Técnica Visando a Melhor Relação Custo / Benefício; Vantagens e Desvantagens de Cada Tecnologia; Matrizes; Comutação e Centralização de Sistemas de CFTV e o Centro de Controle.

2. Controle de Acesso de Pessoas e Veículos. Conceito da Aplicabilidade dos Sistemas de Controle de Acesso; Tecnologias Existentes, Aplicação Tática e Princípios de Funcionamento: Código de Barras, Trilha Magnética, Wiegand, Proximidade (RFID) e Cartões Inteligentes, Geometria da Mão, Impressão Digital, Leitura de Íris; Características dos Sistemas: Integração do Controle de Acesso de Pessoas com outros Sistemas, Principais Critérios para Seleção e Aquisição.

3. Sistemas de Sensoreamento. Conceito da Aplicabilidade dos Vários Sistemas de Sensoreamento, Dispositivos, Tecnologias de Detecção e Transmissão; Tecnologias e Tendências Tecnológicas: Sensores de Abertura, de Movimento (Infravermelho Passivo), de Impacto, de Quebra de Vidro, de Vibração (Sísmico), de Barreira (Infravermelho Ativo), de Cerca Eletrificada, Cabo (Fibra Óptica, Vazamento de RF), Sensores Analógicos Inteligentes, Sensores a Laser, Sistemas sem Fio por Radiofreqüência Digital, Aplicações Técnicas e Princípios de Funcionamento; Características dos Sistemas: Aplicabilidade Tática e Vantagens e Desvantagens de cada Tecnologia, Avaliação de Sistemas Wirelless; Dimensionamento: Aplicações de Sensores, Análise de Ambiente, Materiais e Dimensionamento dos Sistemas de Detecção.

4. Integração de Sistemas e Central de Segurança. Conceito da Aplicabilidade dos Sistemas Integrados; Aplicabilidade Tática e Técnica; Centrais de Monitoramento: Conceitos e Objetivos; Centrais Internas e Externas, Complexas e Multidisciplinares.
5. Segurança Física. Blindagens, Elementos Construtivos, Fechaduras, Barreiras Internas e Externas.

05.3.6 - Legislação Brasileira
Este tema compreende 10 questões, a saber:

Lei 7.102/83. Dispõe sobre segurança para os bancos, normas para constituição e funcionamento das empresas de segurança privada (com a redação atualizada pelas Leis abaixo).

Lei 8.863/94. Altera a Lei 7.102/83, de 20 de junho de 1983.

Lei 9.017/95. Altera a Lei 7.102/83.

MP 2.184-23/01. Altera o Artigo 17 da Lei 7.102/83: transfere da DRT para o DPF o registro profissional dos vigilantes.

Decreto 89.056/83. Regulamenta a Lei 7.102, de 20 de junho de 1983 (já atualizada pelo Decreto 1.592/95).

Decreto 1.592/95. Altera o Decreto nº. 89.056/783, que regulamenta a Lei 7.102, de 20 de junho de 1983.

Portaria 992/95-DPF. Normatiza e uniformiza procedimentos relacionados a empresas de Segurança Privada, Orgânica e planos de Segurança dos estabelecimentos financeiros.

Portaria 1.545/95-MJ. Modificar, no âmbito do MJ, a composição da Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada.

Portaria 1.264/95-MJ. Dispõe sobre o veículo especial para transporte de veículos.

Portaria 1.129/95-DPF. Aprova o Certificado de Segurança e o Certificado de Vistoria, emitidos pelas Superintendências Regionais do DPF (Departamento de Polícia Federal) e define
as Comissões de Vistoria.

Portaria 277/98-DPF. Altera a Portaria 992/95-DPF e a Portaria 891/99-DPF (do Departamento de Polícia Federal) e cria a Carteira Nacional de Vigilante.

Portaria 029/99-DMB. Normatiza atividade de segurança privada, aquisição de materiais controlados e outras, no âmbito do Exército.

Portaria 836/00-DPF. Complementa a Portaria 891/99-DPF, referente à Carteira Nacional de Vigilantes.

Portaria 1.055/01-MJ. Altera a Portaria 1264/94, que se refere à repotencialização de carro forte.

Portaria 22/02-DLog. Dispõe sobre coletes à prova de balas - aquisição, controle etc.
Portaria 320/04-DPF. Altera a validade da Carteira Nacional de Vigilante.

IS 01/04-CGCSP. Trata da uniformização dos procedimentos nas DELESPs e nas CVs (sem anexos).

Lei 10826. Dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas - SINARM, define crimes e dá outras providências.

Portaria 2.494. Tem em vista o disposto no Artigo 20 da Lei 7.102, de 20 de junho de 1983, alterado pelos artigos 5 da Lei 8.863, de 28 de março de 1994, e 14 da Lei 9.017, de 30 de março de 1995.

Portaria 2.495. Tem em vista o disposto no Artigo 20 da Lei 7.102, de 20 de junho de 1983, alterado pelos Artigos 5 da Lei 8.863, de 28 de março de 1994, e 14 da Lei 9.017, de 30 de março de 1995.

Lei 11.275. Dispõe sobre o registro de entidades públicas ou privadas que mantêm serviço próprio de vigilância, entidades de guardas noturnos particulares e profissionais autônomos de segurança comunitária para guardas de rua.

 Portaria 1.300/MJ. Refere-se ao Sistema Nacional de Armas - SINARM.
Decreto 5.123/04. Regulamenta a Lei 10.826, de 22 de dezembro de 2003, que dispõe sobre o registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas - SINARM e define crimes.

Portaria 387/2006 - DG/DPF. Altera e consolida as normas aplicadas sobre segurança privada.

Estatuto do Desarmamento. informações gerais.

05.3.7 - Gestão de Crises e Plano de Contingência
Este tema abrange as seguintes 10 questões:
1. Contingências e crises. Conceito e Definições; Diferença
Entre Plano de Segurança e Plano de Continuidade de Negócios ou Contingência; Tipos de Crises Empresariais: Seqüestro, Ameaças de Bombas, Incêndios, Extorsões, Chantagens e Outras.

2. Gerenciamento de Crises. Ciclo do Gerenciamento de Crises; Requisitos Básicos do Gerenciamento; Pontos de Criticidade Gerencial; Fatores Determinantes; Políticas de Condutas e Procedimentos; Programas de Treinamento.

3. Estrutura Básica do Plano de Contingência. Formatação do Plano e das Principais Fases de Atividades para Elaboração.

4. Formação de Comitês de Crise. Conceito; Metodologia para Avaliar e Estruturar Comitês, de Acordo com os Riscos Existentes e seu Grau de Criticidade.

5. Negociador. Conceito; Perfil; Estrutura; Fases de uma  Negociação.

6. Comunicação com o Público. Estratégias de Comunicação com o Público Interno e Externo; Estruturação de Plano de Divulgação; Definição de Ações Reativas e Proativas; Técnicas de Encaminhamento de Soluções.

7. Terrorismo. Conceito; Definição; Histórico; Grupos e Ações; Principais Estratégias e Ações; o Caso World Trade Center.

5.3.8 - Gerenciamento de Riscos no Transporte
Este tema abrange 10 questões, a saber:
1. Logística. Conceitos, Origem; Evolução: Motivos que Levaram a Logística a ser uma Área Estratégica; Atividades Básicas: Cadeia de Abastecimento; Distribuição/Transportes: Principais Modais de Abastecimento; Atividades Básicas do Transportador; Operador Logístico: Principais Atividades; Perfil dos Operadores; Motivos da Terceirização; Estrutura e Equipamentos no Centro de Distribuição / Armazenagem: Equipamentos de Armazenagem; Macrofluxo;
Principais Processos; Cenário da Logística no Brasil; Tendências.

2. Planejamento e Operacionalização do Gerenciamento de Riscos no Transporte. Gerenciamento de Risco no TRC: Definições e Conceitos, Estatísticas, Metodologia para Elaboração de Plano de Gerenciamento de Riscos; Identificação e Análise dos Riscos; Mapeamento da Matriz de Transporte; Gestão e Análise de Riscos: Metodologia para elaboração de Plano Diretor de Gerenciamento de Risco, Metodologia para Elaborar a Matriz da Vulnerabilidade e Avaliação da Situação de Risco pela Matriz SWOT; Seleção dos Profissionais: Treinamento de Motoristas, Planejamento de Viagem; Otimização da Escolta; Seleção de Empresas.

3. Tecnologia da Informação e de Rastreamento como Suporte ao Gerenciamento de Riscos. Tecnologia de Rastreamento de Veículos: Aplicações adequadas a cada tipo de Logística, Transferência Intermunicipal e Interestadual / Coleta e Entrega Urbana; Sistema de Comunicação de Dados por Satélite; Rádio Trunking e Telefonia Celular; Inteligência Embarcada (Computador de Bordo); Controle Automático de Perda de Sinal; Custos para o Uso de Tecnologia.

4. Seguro no Transporte de Carga. Conceitos de Seguro: Histórico; Contrato; Seguro Transporte: Modalidade: Coberturas; Tipos de Apólice; Setor Brasileiro de Seguros: Ranking das Carteiras de Seguros; Sinistralidade do Setor; Prêmios; Dificuldades; Fatores das Taxas de Seguro; Como Melhorar os Custos das Apólices: Informação; Moralização do Seguro.

05.3.9 - Investigação e Criminologia
Este tema compreende 16 questões, como a seguir:
1. Taxionomia das Fraudes Empresariais. Conceito e Definição de Fraude; Panorama Mundial e Brasileiro sobre Fraudes; Controles Internos e Gerenciamento de Riscos; Lógica do Fraudador; Metodologia para Identificar Fatores de Risco em Processos Empresariais: Relação de Causa e Efeito.

2. Investigação Empresarial. Conceito; Tipos; Metodologia para a Investigação (Definição do Problema, Avaliação da Situação, Elaboração de Hipóteses, Estabelecimento de Ação).

3. Técnicas de Investigação Empresarial. Metodologia para Coleta e Análise de Informações; Observação e Vigilância; Utilização de Banco de Dados e Softwares de Apoio para Cruzamento de Dados; Tecnologias Disponíveis; Emprego Tático de Equipamentos Utilizados em Investigações; Técnicas de Background Check para Investigações de Recursos Humanos.

4. Técnicas de Entrevistas. Conceito; Emprego; Objetivos; Tipo; Diferença entre Entrevista e Interrogatório; Conceito de Mentira e Dissimulação; Perguntas: Conceito, Objetivo, Tipos, Estratégias e Técnicas para Formulação; Sinais Suspeitos: Análise da linguagem Corporal, Comunicação Verbal e Não Verbal; Análise Transacional: Conceito, Estado de Ego, Tipos de Conceito; Transação; Técnicas de Indução: Tipos, Estratégias e Técnicas.

5. Criminologia. O Crime; Criminosos; Crime e Desemprego; A Violência: Sociologia da Violência e da Criminalidade, os Custos da Violência Brasileira, a Criminalidade e os Meios de Comunicação; Crime Organizado e Organizações Criminosas; Modelos Criminológicos; Banditismo Social; Surgimento da Máfia; Mística; Dificuldade Conceitual; Características: Conceito Provisório; Estado Paralelo: Corrupção e Crime Organizado; Jogo do Bicho; Roubo de Carga e de Veículos; Violência e Tráfico; Lavagem do Dinheiro; Crime Informatizado.

05.3.10 - Segurança em Condomínios
Este tema compreende 12 questões, conforme a seguir: Noções de Relações Humanas; Técnicas de Proteção e Medidas de Segurança em Portarias; Sistemas de Comunicação; Técnicas de Identificação; Segurança Física de Instalações Condominiais; Sistemas Eletrônicos de Segurança; Medidas de Emergência; Segurança Contra Incêndios e em Elevadores.

Fonte: http://www.abso.org.br/novo/site/ces.asp   (Manual do aluno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pelo seu comentário.
Em breve responderei.