quarta-feira, 10 de agosto de 2011

COMPARTIMENTAÇÃO DE ÁREAS VIGILADAS.

A compartimentação de áreas vigiladas é muito utilizada em Indústrias/empresas que possuem edificações que precisam ser protegidas, porém, são construídas em áreas muito extensas.
 A condição de proteção ao patrimônio, quando disposto em locais muito extensos demanda um grande investimento em segurança, no que tange a construção de barreiras perimetrais, disposição de câmeras de segurança, rondas motorizadas, etc. Então, com a finalidade de reduzir o custo com a implantação de barreiras e outros dispositivos, muitas Indústrias/empresas optam em investir na proteção de áreas menores dispostas dentro desta área, que sejam importantes, porém, vulneráveis, efetivando a proteção de áreas menores dentro de uma área maior.
Exemplo: Proteção de Instalações onde são guardados, manuseados e produzidos  Materiais sigilosos, Áreas perigosas, dispostos em locais isolados tais como fazendas, etc.
Ainda no que se refere a compartimentação de áreas, é muito comum verificarmos nas indústrias/empresas, a existência de uma restrição de acesso a tais áreas que foram compartimentadas, com a utilização de identidades funcionais personalizadas (crachás), onde a identificação das cores de restrição estão dispostas nos fundos das fotografias e/ou em tarjas, em caso de identidades de visitantes.
Classificação da criticidade de acesso a áreas compartimentadas (exemplo):
Uma empresa pode utilizar cores para classificar suas áreas, dinamizando o controle e melhorando o emprego dos meios disponíveis para a sua proteção da seguinte forma:


Cor que indica a restrição:

Grau de restrição do acesso:
Controle do acesso:


Branco

Inexistente

Áreas bem vigiadas, comumente onde transitam colaboradores, prestadores de serviço, visitantes, etc.
 Não necessitam de acompanhamento específico e qualquer atuação neste local não interfere na atividade principal da Indústria/Empresa.


Verde

Baixo

Nestes locais pode ser feito o acompanhamento visual ou pessoal.


Amarelo

Médio

Nestes locais os acessos devem ser controlados.  Necessita de acompanhamento constante. Intervenções danosas nestes locais causam sérios danos.


Vermelho

Alto

Nestes locais o acesso é restrito, seja por motivo de assunto, material a ser tratado, guardado, manuseado produzido, etc, que não deva ser de domínio público e sim de domínio de pessoas devidamente autorizadas. (O acompanhamento é sempre necessário). Qualquer intervenção danosa nestes locais é desastrosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pelo seu comentário.
Em breve responderei.