PORTARIA Nº 30.633, DE 10 DE ABRIL DE 2013.
Dispõe sobre a homologação do Curso de Instrutor de Segurança em Grandes Eventos, apresentado pela Associação Brasileira de Cursos de Formação e Aperfeiçoamento de Vigilantes - ABCFAV, nos termos previstos no art. 5º, inciso X, alínea "f" da Portaria nº 12.620 - CGCSP, de 13 de dezembro de 2012.
O COORDENADOR-GERAL DE CONTROLE DE SEGURANÇA PRIVADA DO DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL, no uso das atribuições que lhe conferem os arts. 22 e 34 da Portaria nº. 2.877-MJ, de 30 de dezembro de 2011, bem como os arts. 3º. e 80, § 2º., da Portaria no. 3.233-DG/DPF, de 10 de dezembro de 2012, e tendo em vista o disposto na Lei nº. 7.102, de 20 de junho de 1983 e no Decreto nº. 89.056, de 24 de novembro de 1983;
CONSIDERANDO a necessidade de formação, com qualidade, de grande contingente de vigilantes a serem empregados nos Grandes Eventos esportivos que serão sediados no Brasil;
CONSIDERANDO que a formação dos vigilantes em Grandes Eventos exige a presença de instrutores qualificados e preparados para a tarefa de capacitar os profissionais de segurança privada que serão empregados na referida atividade;
CONSIDERANDO a análise desta Coordenação-Geral atestando a pertinência da minuta do "Curso de Instrutor de Segurança em Grandes Eventos", apresentado pela Associação Brasileira de Cursos de Formação e Aperfeiçoamento - ABCFAV, nos termos do art. 5º, inciso X, alínea "f" da Portaria nº 12.620 - CGCSP, de 13 de dezembro de 2012, resolve:
Art. 1º. Expedir esta Portaria para homologar o programa de curso e a grade curricular do "Curso de Instrutor de Segurança em Grandes Eventos" apresentado pela Associação Brasileira de Cursos de Formação e Aperfeiçoamento - ABCAFV, conforme anexo desta Portaria.
§ 1º O aluno que obtiver aproveitamento no referido curso, ministrado por empresa de curso de formação de vigilantes que possua autorização de funcionamento conferido pela Polícia Federal, poderá, preenchidos os demais requisitos previstos na Portaria nº 12.620/2012 - CGCSP, ser credenciado como instrutor das disciplinas "Papel do Vigilante na Estrutura de Segurança em Recintos de Grandes Eventos - PVRGE", "Controle de Acesso - CA" e "Gestão de Multidões e Manutenção de Um Ambiente Harmônico - GMMASHC".
§ 2º O credenciamento do instrutor formado nos moldes deste artigo terá validade de 04 (quatro) anos.
Art. 2º A empresa de curso de formação de vigilante deverá comunicar à DELESP ou à Comissão de Vistoria, antes do início do referido curso, a relação nominal dos alunos matriculados.
Art. 3º A empresa de curso de formação de vigilantes fornecerá ao aluno aprovado, certificado de conclusão do "Curso de Instrutor de Segurança em Grandes Eventos", no qual constarão as disciplinas ministradas e a carga horária cumprida, respeitado os parâmetros estabelecidos no anexo desta Portaria.
§ 1º. Cópia do certificado de conclusão do Curso de Instrutor de Segurança em Grandes Eventos deverá instruir eventual requerimento de credenciamento de instrutor das disciplinas mencionadas no caput do artigo 1º.
§ 2º Não compete à Polícia Federal o registro, homologação ou validação do certificado de conclusão do Curso de Instrutor de Segurança para Grandes Eventos.
Art. 4º. A validade da homologação do "Curso de Instrutor de Segurança em Grandes Eventos", para efeito de credenciamento de instrutor, é de 01 (um) ano a contar da publicação desta Portaria.
Art. 5º Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.
CLYTON EUSTAQUIO XAVIER
Portaria publicada no DOU nº Nº 72, terça-feira, 16 de abril de 2013, Pág. 21.
FINALIDADES
1.REQUISITOS
2.
OBJETIVO
3. ORGANIZAÇÃO
3.1 Metodologia
3.2 Carga horária
3.2.3 Distribuição do tempo
4. GRADE
CURRICULAR
4.1 Composição das Turmas
4.2 Frequência
4.3 Avaliação
5.
PROGRAMA DE MATÉRIAS
5.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE
SEGURANÇA PARA GRANDES EVENTOS (PESGE)
5.2 DIDÁTICA DE ENSINO (DE)
Carga horária: 09 horas-aula Avaliação: VF (01 h/a)
Objetivos da disciplina:
5.3 PAPEL DO INSTRUTOR NA
ORIENTAÇÃO TÉCNICA DO VIGILANTE QUE ATUARÁ NA ESTRUTURA DE SEGURANÇA EM
RECINTOS DE GRANDES EVENTOS (PIOTVGE)
Objetivo da disciplina:
5.4 DIDÁTICA APLICADA NO CONTROLE
DE ACESSO DE PESSOAS E MATERIAIS (DACAPM)
Objetivo da disciplina:
5.5 DIDÁTICA APLICADA A
DISCIPLINA GERENCIAMENTO DE PÚBLICO (DADGP)
Objetivos da disciplina:
5.6 DIDÁTICA APLICADA NA
DISCIPLINA GESTÃO DE MULTIDÕES (DADGM)
Objetivo da disciplina:
5.7 DIDÁTICA APLICADA A
DISCIPLINA RESOLUÇÃO DAS SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA (DADRSE)
Objetivo da disciplina:
ANEXO
CURSO DE
INSTRUTOR DE SEGURANÇA EM GRANDES EVENTOS.
FINALIDADES
- Capacitar os
instrutores das Escolas/Academias de Formação de Vigilantes a ministrarem as
disciplinas "Papel do Vigilante na Estrutura de Segurança em Recintos de
Grandes Eventos - PVRGE", "Controle de Acesso - CA" e
"Gestão de Multidões e Manutenção de um Ambiente Harmônico -
GMMASHC".
- Padronizar o
Conteúdo Programático do Curso de Instrutor de SGE;
- Aumentar o espectro
de instrutores capacitados a ministrarem os assuntos previstos no curso de SGE;
- Atender, de
imediato, à preocupação da FIFA, em relação à formação de vigilantes, em tempo
hábil, para a Copa das Confederações e demais eventos; e
- Atender a Portaria
Nº 30.536/2013 – CGCSP, DE 7 DE FEVEREIRO DE 2013.
CURSO DE INSTRUTOR DE SEGURANÇA EM GRANDES EVENTOS – CISGE
PROGRAMA DE CURSO
1.REQUISITOS
-
Apresentar o certificado de conclusão de ensino médio;
- Após
aprovado no curso, para ser credenciado como instrutor, atender às normas
previstas na Portaria 12.620/12-CGCSP/DIREX/DPF e seus desdobramentos.
2.
OBJETIVO
Dotar o instrutor de conhecimentos técnicos,
habilidades e atitudes que o tornem um “Multiplicador de Resultados” nas
disciplinas "Papel do Vigilante na Estrutura de Segurança em Recintos de
Grandes Eventos - PVRGE", "Controle de Acesso - CA" e
"Gestão de Multidões e Manutenção de um Ambiente Harmônico -
GMMASHC", “Gerenciamento de Público – GP”;
Preparar o instrutor para elevar o nível de
segurança em todos os locais onde ocorrerem os “Grandes Eventos Esportivos”, a
partir da Especialização dos vigilantes, Profissionais de Segurança Privada,
que estiverem atuando.
3. ORGANIZAÇÃO
Este
curso funcionará de acordo com as disposições contidas neste programa de curso,
no regime escolar idêntico ao dos cursos de formação e demais normas vigentes.
3.1 Metodologia
O
curso de instrutor adotará a metodologia do ensino direto, utilizando-se de
métodos e técnicas de ensino individualizado, coletivo e em grupo, enfatizando
ao máximo a parte prática, no intuito de alcançar os objetivos propostos para o
curso. Os exercícios simulados, aproximados ao máximo da realidade, são
indicados para aguçar a destreza e como antecipação ao emprego efetivo, desde
que em condições de segurança adequadas, a cargo e sob a responsabilidade do
curso.
Nas
aulas práticas, o cenário deverá ser preparado com antecedência, com o fim de
se alcançar o máximo de aproveitamento do curso ministrado.
A
disposição do plano de curso e da grade horária fica a cargo dos cursos de
formação, respeitado este programa de curso.
A
linguagem usada pelo instrutor e a complexidade na apresentação dos temas
deverá ser cuidadosamente preparada, para que o instrutor entenda que o aluno
tem que ser uma pessoa proativa e que consiga manter o ambiente de uma forma
agradável.
Os
instrutores serão selecionados pelas escolas de formação.
Os
instrutores deverão conhecer os assuntos que são ministrados nos demais cursos
a fim de que façam uma ligação com as matérias anteriores e aproveitem o
conhecimento já adquiridos pelos alunos.
Os
cursos de formação deverão manter em arquivo o plano de curso, grade horária e
os planos de aula elaborados pelos instrutores, a serem apresentados por
ocasião da fiscalização.
3.2 Carga horária
A
carga horária total do curso será de 50 h/a, podendo ocorrer diariamente no
máximo 10 h/a.
3.2.3 Distribuição do tempo
Disciplinas
Curriculares......................................................43
h/a
Verificação
de Aprendizagem...........................................07 h/a
TOTAL..................................................................................50
h/a
4. GRADE
CURRICULAR
Disciplina
|
Objetivos
|
Carga Horária
|
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE SEGURANÇA PARA GRANDES
EVENTOS (PESGE)
|
Garantir conhecimento ao instrutor, do Planejamento
Estratégico de Segurança para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 e para outros
Grandes Eventos;
Conscientizar
o instrutor, de que um Grande Evento e a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014
requerem operações de segurança que podem chegar a nível internacional;
Sensibilizar
o instrutor, fazendo-o perceber que um Grande Evento e Copas do Mundo podem
permitir uma maior visibilidade e número de espectadores em todo o mundo,
constituindo assim uma grande oportunidade de projeção do Brasil no cenário
internacional.
|
07 h/a
|
DIDÁTICA DE ENSINO, (DE)
|
Garantir uma
boa base didática ao instrutor reforçando os conceitos fundamentais dessa
disciplina,
Aperfeiçoar e atualizar o
instrutor, sobretudo, pelo conhecimento de novas técnicas que possam vir a
ser utilizadas em sala de aula.
Demonstrar ao
instrutor “o que ensinar”, e, principalmente, considerar uma metodologia de
ensino capaz de promover a aprendizagem (“Como Ensinar”).
Permitir que o instrutor saiba diferenciar
“estratégia de ensino” de ”método de ensino”, para que o mesmo descubra a
metodologia mais adequada para alcançar determinados objetivos;
Auxiliar o instrutor a ministrar uma aula
expositiva, onde os alunos escutam, interpretam e chegam a conclusões.
Garantir conhecimento ao instrutor para a
perfeita utilização dos meios auxiliares de instrução;
|
10 h/a
|
PAPEL
DO INSTRUTOR NA ORIENTAÇÃO TÉCNICA DO VIGILANTE QUE ATUARÁ NA ESTRUTURA DE
SEGURANÇA EM RECINTOS DE GRANDES EVENTOS (PIOTVGE)
|
Possibilitar que o instrutor adquira
conhecimentos, para atuar como multiplicador de resultados, sobre conceitos,
legislação e acordos entre os organizadores dos grandes eventos e os entes
políticos, especialmente no que tange à segurança nos recintos desportivos
utilizados nos eventos da Copa das Confederações em 2013, na Copa do Mundo em
2014 e nas Olimpíadas em 2016.
Garantir conhecimento ao instrutor
para que ele se torne um multiplicador de resultados, desenvolvendo
conhecimentos adequados das estruturas físicas de segurança dentro dos locais
onde serão realizados os grandes eventos e o respectivo plano de segurança,
incluindo a divisão setorial da cadeia hierárquica de comando.
Permitir que o instrutor adquira
conhecimento suficiente para que, ao repassar o assunto ao vigilante, este
consiga identificar o papel da segurança privada integrada às forças públicas
de segurança e outros serviços públicos.
Possibilitar ao instrutor o “domínio
pleno do assunto” para que, através de uma boa didática de ensino, o
vigilante consiga identificar a cadeia de comando na estrutura de segurança
de um grande evento, seguir o canal de comando e os meios de comunicação disponibilizados,
notadamente as formas de comunicação da central de segurança, estabelecendo o
conceito de hierarquia de ações.
Garantir conhecimento ao instrutor,
para que ele seja capaz de conscientizar o vigilante e adequar o seu
comportamento, quando integrado na estrutura de segurança de um grande evento
e, também, o seu papel dentro do plano de segurança.
Garantir conhecimento ao instrutor
para que ele consiga conscientizar o vigilante da importância da
identificação das suas tarefas e dos seus limites.
Garantir ao instrutor, base e
conhecimento para que ele consiga conscientizar e sensibilizar o vigilante da
importância da identificação dos seus direitos, dos seus deveres, bem como
dos espectadores.
|
07 h/a
|
DIDÁTICA APLICADA NO CONTROLE DE
ACESSO DE PESSOAS E MATERIAIS (DACAPM)
|
Possibilitar que o instrutor adquira
conhecimento suficiente para conscientizar e sensibilizar o vigilante da
importância da identificação e desenvolvimento de técnicas de controle de acesso de
pessoas e materiais.
Garantir ao instrutor conhecimento
suficiente para que ele consiga capacitar o vigilante a realizar revistas
pessoais.
Possibilitar que o instrutor adquira
conhecimento suficiente para conscientizar e sensibilizar o vigilante da
importância da identificação de objetos e substâncias proibidas, ou
suscetíveis a possibilitar atos de violência, bem como identificar práticas
de burlas por maus espectadores ao sistema de controle.
|
05 h/a
|
DIDÁTICA
APLICADA A DISCIPLINA GERENCIAMENTO DE PÚBLICO (DADGP)
|
Possibilitar que o instrutor adquira
conhecimentos, para atuar como multiplicador de resultados, desenvolvendo no
vigilante, habilidades e técnicas de atuação e comunicação, para dar resposta
aos problemas dos espectadores, tanto no campo legal, nas normas dos locais
dos grandes eventos, nos caminhos e acessos às dependências dos estádios e
demais localidades onde o grande evento é realizado, bem como nos aspectos
relacionados ao conforto e bem estar dos espectadores e organizadores, com
especial atenção aos portadores de deficiências, crianças e idosos.
Garantir ao instrutor conhecimento
para conscientizar e sensibilizar o vigilante a respeitar a diversidade e as
diferenças entre as pessoas, principalmente no que tange diversidade de
orientação sexual e combate ao racismo.
Garantir
ao instrutor conhecimento suficiente para capacitar o vigilante a conduzir
conversas de nível simples a intermediário, com o objetivo de dar
informações, indicar acessos, oferecer ajuda e o que mais for pertinente ao
universo das tarefas do Profissional de Segurança Privada.
Garantir ao instrutor conhecimento
suficiente para capacitar o aluno a promover o equilíbrio emocional e a
qualidade comportamental dos espectadores.
Possibilitar que o instrutor adquira
o domínio do assunto para que, através de uma boa didática de ensino, o
vigilante consiga identificar, esclarecer e exemplificar as suas
responsabilidades quando praticar atitudes errôneas.
Garantir ao instrutor conhecimento
suficiente para ampliar e atualizar os conhecimentos básicos de Direito,
Direito Constitucional, Direito Processual Penal e Direito Penal do
vigilante, enfocando os principais crimes que este profissional deve prevenir
e aqueles em que pode incorrer na atividade de segurança em recinto de grande
evento, a partir dos conhecimentos adquiridos no Curso de Formação de
Vigilante.
|
08 h/a
|
DIDÁTICA
APLICADA NA DISCIPLINA GESTÃO DE MULTIDÕES (DADGM)
|
Facultar ao instrutor o domínio do
assunto para que, através de uma boa didática de ensino, o vigilante consiga
identificar princípios de gestão de multidões e seus
comportamentos numa crise.
Possibilitar que o instrutor adquira
o domínio do assunto para que, através de uma boa didática de ensino, o
vigilante consiga identificar a psicologia básica a ser usada no controle de
multidões.
Garantir ao instrutor conhecimento
suficiente para que, ao repassar o assunto ao vigilante, este consiga
identificar e entender a dinâmica de multidões, densidades, tensões e
superlotações.
Transmitir ao instrutor
conhecimento para que, através de uma boa didática, capacitemos o vigilante a
resolver, em equipe e adotando o uso progressivo da força, as situações de
emergência relacionadas a comportamentos nefastos de espectadores, incidentes
estruturais ou tumultos generalizados.
Garantir ao instrutor
conhecimento para que, através de uma boa didática, capacitemos o vigilante a tomar as primeiras
providências e preservar o local do incidente no caso de forças públicas ou
serviços públicos serem demandados a intervir, repassando com presteza a
ocorrência com todas as suas circunstâncias, provas e medidas tomadas.
Possibilitar que o instrutor adquira
conhecimento suficiente, para que ele possa conscientizar e sensibilizar o
vigilante da importância da identificação de pessoas com comportamentos
antissociais, racistas, xenófobos, ou contra crianças e idosos, comunicando
seu superior sobre o fato identificado.
Possibilitar que o instrutor adquira
conhecimento suficiente, para que ele possa conscientizar e sensibilizar o
vigilante da importância do desenvolvimento de técnicas de dissuasão de tais
comportamentos, caso sua atuação, individual ou em equipe, seja suficiente
para encerrar a ocorrência, sem deixar de fazer o devido encaminhamento às
autoridades públicas quando a ocorrência caracterizar ilícito penal.
Garantir ao instrutor conhecimento
suficiente para que ele possa conscientizar e sensibilizar o vigilante da
importância do desenvolvimento de atitudes para neutralizar violação aos
regramentos do estádio, ao estatuto do torcedor, ou presença de espectadores
banidos.
Garantir ao instrutor conhecimento,
para que ele tenha competência e seja capaz de conscientizar e sensibilizar o
vigilante sobre a importância e necessidade de conhecer os planos de
contingência e de emergência, rotas de acesso e de evacuação.
Garantir ao instrutor conhecimento,
para que ele tenha competência e seja capaz de conscientizar e sensibilizar o
vigilante a desenvolver respostas a incidentes, como decisões da arbitragem,
movimentação de massas e evacuações.
Garantir ao instrutor conhecimento
para que ele seja capaz de desenvolver exercícios práticos de formações, como
cortina humana para impedir avanços de multidões e outros gerenciamentos e
separação de conflitos, como contenções e escoltas.
Garantir ao instrutor conhecimento,
para que ele tenha competência e seja capaz de conscientizar e sensibilizar o
vigilante na identificação dos acessos, dependências, meios de comunicação,
central de segurança, bem como noções no caso de desencadeamento de plano de
contingência.
|
08 h/a
|
DIDÁTICA
APLICADA A DISCIPLINA RESOLUÇÃO DAS SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA (DADRSE)
|
Garantir ao instrutor conhecimento
para que ele consiga conscientizar e sensibilizar o vigilante da importância
da ampliação e revisão dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de
“Prevenção e Combate a Incêndio” e “Primeiros Socorros” durante o Curso de
Formação de Vigilante.
Garantir ao instrutor conhecimento para
dotar o vigilante de noções e técnicas básicas de prevenção e combate a
incêndios, bem como capacitá-lo a adotar providências adequadas em caso de
sinistros, principalmente na evacuação de recintos onde são realizados
grandes eventos.
Garantir ao instrutor conhecimento
para capacitar o vigilante a prestar assistência inicial em caso de
emergência através de assimilação de conhecimento de primeiros socorros, com
o fim de preservar a vida, minimizar os efeitos das lesões e auxiliar na
recuperação do sinistrado.
Garantir ao instrutor conhecimento
para dotar o vigilante de habilidades para atuar corretamente,
individualmente e/ou como membro de uma equipe de segurança, na execução dos
planos de evacuação do recinto do grande evento, ou na execução do plano de
contingência.
|
05 h/a
|
4.1 Composição das Turmas
As turmas serão compostas de classe com no
máximo 45 (quarenta e cinco) alunos cada uma.
4.2 Frequência
A frequência é obrigatória a todas as
atividades programadas para os alunos.
Somente será submetido à avaliação final o candidato que obtiver frequência de
90 % (noventa por cento) da carga horária em cada disciplina.
Será desligado do curso o aluno que
ultrapassar o limite de faltas, podendo aproveitar as disciplinas concluídas
apenas no curso subsequente da mesma Escola.
4.3 Avaliação
Ao final do curso será realizada uma
avaliação de aprendizagem (prova objetiva), sendo considerado aprovado o aluno
que obtiver um mínimo de 7 (oito) pontos num total de 10 (dez) pontos.
5.
PROGRAMA DE MATÉRIAS
5.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE
SEGURANÇA PARA GRANDES EVENTOS (PESGE)
Carga horária: 06 horas-aula Avaliação: VF (01
h/a)
Objetivos da
disciplina:
·
Desenvolver conhecimentos para a elaboração de um planejamento
estratégico, que atenda as exigências dos organizadores de um Grande Evento.
·
Possibilitar
que o instrutor compreenda a necessidade de parcerias e acordos com os
organizadores de Grandes Eventos;
·
Desenvolver
uma visão mais abrangente de segurança, com atitudes que englobem ações preventivas
capazes de responder a quaisquer ameaças à segurança e à incolumidade da
população em geral, dos espectadores, das delegações, das comitivas e dos
convidados para o megaevento.
UNID
|
OBJETIVOS INSTRUCIONAIS
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
|
|
|
Desenvolver conhecimentos sobre os
preparativos necessários para a elaboração de um planejamento estratégico, em
virtude do elevado nível de mobilização das Forças de Segurança Pública em
atuação conjunta com a Segurança Privada, considerando que todo o aparato
deve estar preparado antes mesmo do período de uso exclusivo do organizador
e, assim, manter-se até a fase da desmobilização pós-evento.
Ministrar
uma boa instrução para os vigilantes que atuarem nos Grandes Eventos, por ter
desenvolvido conhecimentos sobre as Situações de Risco, os Níveis de Risco e
ameaças existentes.
Ministrar uma boa instrução para os
vigilantes que atuarem nos Grandes Eventos, por ter desenvolvido
conhecimentos sobre os Preparativos de Segurança para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 e outros grandes eventos;
Transmitir
o seu conhecimento, por ter desenvolvido uma visão macro de todo o
planejamento de segurança do Grande Evento, de forma clara, precisa e
concisa. |
-
Planejamento Estratégico de Segurança para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 e
para execução de outros Grandes Eventos;
-
Estudo dos principais pontos para a elaboração do Planejamento;
-
A integração é o maior legado;
-
Organização e planejamento;
-
Objetivos e conteúdo;
-
Escopo da ação;
-
Objetivos do poder público;
-
Eixos de ação;
-
Ameaças externas;
-
Proteção de Portos, Aeroportos e Fronteiras;
-
Ameaças internas;
-
Responsabilidades das Autoridades Públicas;
-
Responsabilidades de Agências Privadas;
-
Recursos financeiros;
-
Áreas de segurança estratégica;
-
Situações de risco;
-
Avaliação da situação;
-
Crime Organizado;
-
Distúrbios civis, torcidas violentas nacionais e estrangeiras;
-
Exploração sexual, turismo sexual, abuso sexual de crianças e adolescentes;
-
Criminalidade na Fronteira;
- Fenômeno
da natureza;
-
Terrorismo e organizações extremistas;
-
Espectadores violentos;
-
Integração de sistemas;
- Centros
de Comando e Controle;
- Centro
Integrado de Inteligência;
- Centro
de Cooperação Policial Internacional;
- Força
Nacional de Segurança Pública;
- Defesa
Civil;
- Corpo de
Bombeiros;
- Forças
Armadas;
-
Cooperação com as Agências Privadas de Segurança;
-
Assistentes de Ordem;
-
Credenciamento;
-
Cooperação Internacional;
- Oficial
de Ligação;
-
Escoltas;
-
Capacitação e Projetos Especiais;
- Caderno
de Atribuições;
-
Atribuições das forças de Segurança Privada;
-
Aspectos pertinentes da Portaria n° 3233-2012-DG/DPF;
-
Conceito de Sistema de Comando e Operações (SCO);
-
Características e princípios do SCO;
-
Áreas de atuação, instalações e atribuições do CSO;
-
Detecção de situações críticas e das necessidades de acionamento do CSO.
|
|
Estratégias
de Ensino: Aula expositiva-dialogada-demonstrativa-prática, com a utilização
de recursos audiovisuais.
Recursos:
01 instrutor e monitores.
Carga
Horária: 6 h/a.
Avaliação:
VF (01 h/a)
|
5.2 DIDÁTICA DE ENSINO (DE)
Carga horária: 09 horas-aula Avaliação: VF (01 h/a)
Objetivos da disciplina:
·
Desenvolver conhecimentos para a sugestão
de formas de comportamento a serem adotadas no processo de instrução, com
vistas à eficiência e eficácia da ação educativa;
·
Possibilitar
que o instrutor compreenda a necessidade de reforçar
os conceitos fundamentais de Didática de Ensino, Técnicas e Estratégias
Didáticas;
·
Desenvolver
no instrutor uma visão mais abrangente, através de um conteúdo capaz de aperfeiçoá-lo e atualizá-lo pelo conhecimento de novas
técnicas que possam vir a ser utilizadas em sala de aula.
UNID
|
OBJETIVOS
INSTRUCIONAIS
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
|
|
Ao término
da unidade, o aluno deverá ser capaz de:
|
|
|
Sugerir formas de
comportamento a serem adotadas no processo da instrução, com vistas à
eficiência e eficácia da ação educativa;
Iniciar, ativar e manter a aprendizagem, que consiste em
uma mudança no comportamento do aluno em face do processo da instrução;
Planejar o processo de instrução para que este seja
eficiente;
Planejar o ensino, propiciando condições para que a
aprendizagem se realize.
Conceituar Método e Estratégia de Ensino
|
- Conceito de didática;
- Conceito de
planejamento educacional;
- Objetivos e requisitos do planejamento educacional;
-
Planejamento Curricular, objetivos e requisitos;
-
Planejamento de Ensino ou Instrução, objetivos e requisitos;
-
Classificação dos Objetivos Instrucionais;
-
Domínio Afetivo, Cognitivo e Psicomotor;
-
Seleção dos conteúdos instrucionais;
-
Seleção dos temas;
-
Critérios para a seleção dos conteúdos;
-
Organização de conteúdos instrucionais;
-
Estratégias Instrucionais;
- Estudo
dirigido;
-
Entrevista;
-
Leitura, hábito de estudo;
-
Habilidades para organizar, reter e usar informações;
-
Procedimentos Instrucionais Grupais;
-
Técnica de Pequenos Grupos;
-
Técnica de Grandes Grupos;
-
Avaliação da Aprendizagem;
-
Técnicas e Instrumentos de Avaliação;
-
Prática de Ensino;
-
Habilidade de Variar a Situação Estímulo;
-
Habilidade de formular perguntas;
- Habilidade
de ilustrar com exemplo;
-
Habilidade de empregar reforços;
-
Habilidade de aumentar a participação dos alunos, para possibilitar o
fechamento da aprendizagem.
-
Conceito de Método de Ensino e Estratégia de Ensino;
- Tipos
de Métodos;
-
Conceito de Técnica;
- Tipos
de Técnicas;
- Aula
Expositiva;
- Meios
auxiliares de instrução;
- Recursos Audiovisuais;
- Quadro, Retroprojetor,
DVD, Projetor
|
Estratégias
de Ensino: Aula expositiva dialogada com
auxilio de recursos audiovisuais.
Recursos:
01 instrutor e caderno didático.
Carga
Horária: 09 h/a.
Avaliação:
VF (01 h/a)
|
5.3 PAPEL DO INSTRUTOR NA
ORIENTAÇÃO TÉCNICA DO VIGILANTE QUE ATUARÁ NA ESTRUTURA DE SEGURANÇA EM
RECINTOS DE GRANDES EVENTOS (PIOTVGE)
Carga horária: 06 horas-aula Avaliação: VF (01
h/a)
Objetivo da disciplina:
·
Preparar o aluno/instrutor, para que ele consiga
transmitir aos vigilantes que atuarão nos Grandes Eventos, conhecimentos
sobre conceitos, legislação e acordos entre os organizadores dos grandes
eventos e os entes políticos, especialmente no que tange à segurança nos
recintos desportivos utilizados nos eventos da Copa das Confederações em 2013,
na Copa do Mundo em 2014 e nas Olimpíadas em 2016.
·
Preparar o aluno/instrutor, para que ele consiga
transmitir aos vigilantes que atuarão nos Grandes Eventos, conhecimentos
adequados das estruturas físicas de segurança dentro dos locais onde serão
realizados os grandes eventos e o respectivo plano de segurança, incluindo a
divisão setorial da cadeia hierárquica de comando.
·
Permitir que o aluno/instrutor identifique e perceba
o importante papel da
segurança privada integrada às forças públicas de segurança e outros serviços
públicos, para que os vigilantes recebam a melhor orientação técnica.
·
Permitir que o aluno/instrutor consiga entender plenamente a cadeia
de comando na estrutura de segurança de um grande evento, seguir o canal de
comando e os meios de comunicação disponibilizados, notadamente as formas de
comunicação da central de segurança, estabelecendo o conceito de hierarquia de
ações, para que os vigilantes possam receber a melhor orientação técnica.
·
Permitir que o aluno/instrutor consiga identificar
os direitos e deveres do
vigilante, bem como dos espectadores; também, entender e absorver plenamente as tarefas do vigilante nos
Grandes Eventos, a sua autoridade que precisa ser exercida e, ainda, os seus
limites.
.
UNID
|
OBJETIVOS
INSTRUCIONAIS
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
|
|
|
Ao término da unidade, o
aluno/instrutor deverá ser capaz de:
|
|
|
01
|
Garantir
uma boa base e visão geral ao vigilante, para que este consiga identificar e
empregar os conhecimentos
sobre a Constituição Federal e os aspectos que envolvem a sua competência,
durante a atuação em Grandes Eventos, bem como sobre os direitos básicos do
consumidor os quais pautam as relações de consumo e asseguram os direitos e
deveres dos frequentadores dos Grandes Eventos;
Ministrar
uma aula, dando uma boa base de conhecimento técnico ao vigilante, para que
este consiga empregar os conceitos
sobre as prerrogativas e deveres dos vigilantes, bem como os regramentos
definidos na economia popular, ressaltando a impossibilidade de atuação de
cambistas nas proximidades dos grandes eventos;
Desenvolver conhecimentos sobre o
Estatuto do Torcedor e das regras definidas pelos Entes Políticos, promotores
e organizadores dos grandes eventos, para repassá-los com mestria, base e
fundamento, aos vigilantes.
Conceituar e conhecer o Sistema de
Comando em Operações (SCO) para repassá-los com mestria, base e fundamento,
aos vigilantes.
|
-Aspectos
pertinentes da Constituição Federal;
-Aspectos
pertinentes do Código de Defesa do Consumidor;
-Aspectos
pertinentes do Estatuto do Torcedor;
-Aspectos
pertinentes sobre economia popular;
-
Regulamento de Segurança da FIFA;
-
Direitos e deveres dos vigilantes quando atuam em grandes eventos;
-
Atribuições das forças de Segurança Pública;
-
Atribuições das forças de Segurança Privada;
-
Aspectos pertinentes da Portaria n° 3233-2012-DG/DPF;
-
Conceito de Sistema de Comando e Operações (SCO);
-
Características e princípios do SCO;
-
Áreas de atuação, instalações e atribuições do CSO;
- Detecção de situações críticas e das necessidades de acionamento do
CSO.
|
|
Estratégias
de Ensino: Aula expositiva dialogada com
auxilio de recursos audiovisuais.
Recursos:
01 instrutor e caderno didático.
Carga Horária:
06 h/a.
Avaliação:
VF (01 h/a)
|
|||
5.4 DIDÁTICA APLICADA NO CONTROLE
DE ACESSO DE PESSOAS E MATERIAIS (DACAPM)
Carga horária: 04 horas-aula Avaliação: VF (01
h/a)
Objetivo da disciplina:
·
Preparar o aluno/instrutor, para que ele consiga
passar aos Vigilantes que atuarão nos Grandes Eventos, conhecimentos
sobre conceitos básicos de segurança e técnicas de Controle de Acesso, especialmente no que tange à
segurança da Copa das Confederações em 2013, na Copa do Mundo em 2014 e nas
Olimpíadas em 2016;
·
Preparar o aluno/instrutor, para que ele consiga
conscientizar e sensibilizar os Vigilantes que atuarão nos Grandes Eventos,
conhecimentos relativos ao grande risco devido ao trinômio, Fragilidade no
Controle de Acesso X Público Elevado X Risco de Sabotagem, dentro dos locais
onde serão realizados os grandes eventos;
·
Permitir que o aluno/instrutor identifique e perceba
o importante papel da
Segurança Privada integrada às Forças de Segurança Pública, para que os
vigilantes recebam a melhor orientação técnica no Controle de Acesso,
especialmente no que tange à segurança da Copa das Confederações em 2013, na
Copa do Mundo em 2014 e nas Olimpíadas em 2016;
·
Preparar o aluno/instrutor, para que ele consiga
capacitar o Vigilante a realizar revistas pessoais, dentro dos mais
altos padrões técnicos praticados no mundo; considerando sempre que o
Profissional de Segurança Privada não é Polícia, mas, um analista, um avaliador
de riscos, assim, iniciativa, bom senso e discernimento, devem estar sempre
presentes;
·
Preparar o aluno/instrutor, para que ele consiga
passar aos Vigilantes que atuarão nos Grandes Eventos, conhecimentos básicos
para identificação de objetos e substâncias proibidas, ou suscetíveis a
possibilitar atos de violência, bem como identificar práticas de burlas por
maus espectadores.
UNID
|
OBJETIVOS INSTRUCIONAIS
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
|
|
Ao
término da unidade, o aluno/instrutor deverá ser capaz de:
|
|
01
|
Preparar os Vigilantes que atuarão nos Grandes
Eventos, dando-lhes conhecimentos
sobre conceitos básicos de segurança e técnicas de Controle de Acesso, especialmente no que tange à
segurança da Copa das Confederações em 2013, na Copa do Mundo em 2014 e nas
Olimpíadas em 2016;
Conscientizar e Sensibilizar os Vigilantes que
atuarão nos Grandes Eventos,
dando-lhes conhecimentos e informações relativas ao grande risco devido ao
trinômio, Fragilidade no Controle de Acesso X Público Elevado X Risco de
Sabotagem, dentro dos locais onde serão realizados os grandes eventos;
Preparar os Vigilantes que atuarão nos Grandes
Eventos, dando-lhes conhecimentos básicos para identificação de objetos e substâncias proibidas, ou
suscetíveis a possibilitar atos de violência, bem como identificar práticas
de burlas por maus espectadores.
|
- Balizamento de portões
e área do local do evento;
- Controle de acesso às
bilheterias;
- Monitoramento
preventivo do local do evento;
- Prevenção contra
invasão ao local do evento;
- Imobilização e
registro;
- Apoio para registro de
fatos ocorridos no evento;
- Intervenção repressiva
rápida;
- Observação do público;
- Segurança preventiva do
público;
- Monitoramento
preventivo do comércio.
|
Estratégias
de Ensino: Aula expositiva dialogada com
auxilio de recursos audiovisuais.
Recursos:
01 instrutor e caderno didático.
Carga
Horária: 04 h/a.
Avaliação:
VF (01 h/a)
|
5.5 DIDÁTICA APLICADA A
DISCIPLINA GERENCIAMENTO DE PÚBLICO (DADGP)
Carga horária: 07 horas-aula Avaliação: VF (01
h/a)
Objetivos da disciplina:
·
Permitir
que o aluno/instrutor adquira conhecimento para desenvolver no vigilante,
habilidades e técnicas de abordagem e verbalização para dar resposta aos
conflitos/problemas dos espectadores, tanto no campo legal, nas normas dos
locais dos grandes eventos, nos caminhos e acessos às dependências dos estádios
e demais localidades onde o grande evento é realizado, bem como nos aspectos
relacionados ao conforto e bem estar dos espectadores e organizadores, com
especial atenção aos portadores de deficiências, crianças e idosos.
·
Permitir
que o aluno/instrutor consiga sensibilizar e conscientizar o vigilante a
respeitar a diversidade e as diferenças entre as pessoas, principalmente no que
tange diversidade de orientação sexual e combate ao racismo.
·
Possibilitar
que o aluno/instrutor capacite o aluno a conduzir conversas de nível simples a
intermediário, com o objetivo de dar informações, indicar acessos, oferecer
ajuda e o que mais for pertinente ao universo das tarefas do vigilante.
·
Permitir
que o aluno/instrutor consiga capacitar o aluno a promover a calma dos
espectadores.
·
Permitir
que o aluno/instrutor consiga sensibilizar e conscientizar o vigilante a
ampliar e atualizar os conhecimentos básicos de Direito, Direito
Constitucional, Direito Processual Penal e Direito Penal, enfocando os
principais crimes que o vigilante deve prevenir e aqueles em que pode incorrer
na atividade de segurança em recinto de grande evento, a partir dos
conhecimentos adquiridos no Curso de Formação de Vigilante.
UNID
|
OBJETIVOS INSTRUCIONAIS
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
|
|
Ao término da unidade, o
aluno/instrutor deverá ser capaz de:
|
|
01
|
Transmitir conhecimento, dando condições técnicas
ao vigilante, para que este consiga identificar e empregar os meios, as técnicas e táticas de
gerenciamento de público em grandes eventos, orientando, educando e
prevenindo potenciais situações indicativas de eclosão de desordem em massa.
Transmitir
conhecimento,
sensibilizando e conscientizando o vigilante a respeitar a diversidade e as diferenças
entre as pessoas, principalmente no que tange a diversidade de orientação
sexual e combate ao racismo.
Transmitir conhecimento, capacitando o vigilante a conduzir
conversas de nível simples a intermediário, com o objetivo de dar
informações, indicar acessos, oferecer ajuda e o que mais for pertinente ao
universo das tarefas do vigilante.
Transmitir
conhecimento,
capacitando o vigilante a promover a calma dos espectadores.
Transmitir conhecimento, sensibilizando e conscientizando o
vigilante a ampliar e atualizar as noções básicas de Direito, Direito
Constitucional, Direito Processual Penal e Direito Penal, enfocando os
principais crimes que o vigilante deve prevenir e aqueles em que pode incorrer
na atividade de segurança em recinto de Grande Evento, a partir dos
conhecimentos adquiridos no Curso de Formação de Vigilante.
|
-
Funções a serem potencializadas antes, durante e após o evento;
-
Funções a serem desenvolvidas antes da realização do evento (varredura
prévia, isolamentos, reserva de local para estacionamento de delegações,
credenciamento de imprensa);
-
Funções alusivas à proteção das instalações do local do evento e isolamentos
pré-determinados;
-
Funções a serem desenvolvidas para a recepção e escolta das delegações e dos
árbitros, em se tratando de eventos esportivos;
-
Funções a serem desenvolvidas para recepção, orientação e direcionamento dos
espectadores do evento;
-
Funções alusivas ao controle e direcionamento das autoridades nos diversos
níveis;
-
Funções alusivas à proteção de acesso ao gramado, em se tratando de eventos
esportivos;
-
Funções alusivas ao monitoramento do comportamento dos frequentadores;
-
Funções a serem desenvolvidas por ocasião do encerramento do evento;
-
Funções alusivas à desmobilização dos profissionais envolvidos;
-
Princípios Constitucionais: Da igualdade (art. 5º caput, CF/88); Da
legalidade (art. 5°, II, CF/88); Da intimidade, honra e imagem (art. 5°, X,
CF/88); De locomoção (art. 5°, XV, CF/88); De reunião (art. 5°, XVI, CF/88);
De associação (art. 5°, XVII, CF/88); De propriedade (art. 5°, XXII, CF/88);
Da presunção de inocência (art. 5°, LVII, CF/88); Da identidade (art. 5°,
LVIII, CF/88); Da liberdade (art. 5°, LXI, CF/88); Dos direitos do preso
(art. 5°, LXIII, CF/88); De habeas
corpus (art. 5°, LXVIII, CF/88);
-
Direito Penal: Conceito de crime (tentativa e consumação – crime doloso e
culposo); Excludentes de ilicitude (estado de necessidade, legítima defesa,
estrito cumprimento do dever legal e exercício regular de direito);
Maioridade penal; Autoria, coautoria e participação; Homicídio (art. 121);
Lesão corporal (art. 129); Constrangimento ilegal (art. 146); Ameaça (art.
147); Sequestro e cárcere privado (art. 148); Furto (art. 155); Roubo (art.
157); Dano (art. 163); Apropriação indébita (art. 168); Estelionato (art.
171); Receptação (art. 180); Incêndio (art. 250); Quadrilha ou bando (art.
288); Resistência (art. 329); Desobediência (art. 330); Desacato (art. 331);
Corrupção ativa (art. 333);
-
Direito Processual Penal: Inquérito Policial; Prisão em Flagrante;
- Direito Humanos e
Princípios Fundamentais: Evolução histórica; Evolução
histórico-constitucional dos direitos humanos no Brasil; Conceito; Direitos
fundamentais da pessoa humana; Dos direitos e garantias fundamentais
(tortura, provas ilícitas, direito ao silêncio e o princípio da presunção da
inocência); Direitos fundamentais da pessoa detida; O crime de tortura no
contexto dos direitos humanos e o tratamento constitucional (art. 5º CF/88);
Lei nº 9.455/97 (Da prisão e o direito a imagem); Do terrorismo, da segurança
do cidadão, do Estado e os direitos humanos fundamentais; Da responsabilidade
civil objetiva e subjetiva e o crime de tortura, tratamento desumano ou
degradante. Respeito à diversidade e as diferenças entre as pessoas,
principalmente no que tange diversidade de orientação sexual e combate ao
racismo.
|
Estratégias
de Ensino: Aula expositiva dialogada com
auxilio de recursos audiovisuais.
Recursos:
01 instrutor e caderno didático.
Carga
Horária: 07 h/a.
Avaliação:
VF (01 h/a)
|
5.6 DIDÁTICA APLICADA NA
DISCIPLINA GESTÃO DE MULTIDÕES (DADGM)
Carga horária: 07 horas-aula Avaliação: VF (01
h/a)
Objetivo da disciplina:
·
Possibilitar
que o instrutor, através de uma boa didática, promova o entendimento do
vigilante, com relação aos princípios de gestão de multidões e seus comportamentos
numa crise;
·
Possibilitar que o instrutor desenvolva a percepção do
vigilante, ampliando o seu conhecimento sobre a dinâmica de multidões,
densidades, tensões e superlotações;
·
Permitir
que o instrutor aumente a capacidade do vigilante na tomada decisões,
nas situações de emergência relacionadas a comportamentos nefastos de
espectadores, individualmente ou em equipe, adotando o uso diferenciado da
força;
·
Permitir
que o instrutor aumente a capacidade do vigilante na tomada decisões,
nas situações de emergência relacionadas a incidentes estruturais ou tumultos
generalizados.
·
Permitir
que o instrutor desenvolva no vigilante, atitudes para neutralizar violação aos
regramentos do estádio, ao estatuto do torcedor, ou presença de espectadores
banidos.
·
Possibilitar
que o instrutor recorde as técnicas para os exercícios práticos de formação,
como cortina humana para impedir avanços de multidões e outros gerenciamentos e
administração de conflitos, como contenções e escoltas.
Unid.
|
OBJETIVOS INSTRUCIONAIS
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
|
|
Ao término da unidade, o
aluno/instrutor deverá ser capaz de:
|
|
01
|
Garantir condições técnicas ao vigilante, para que este aja com
discrição, evite tumultos, pânicos, violência, tiros, etc.
Transmitir
conhecimento técnico, para capacitar o vigilante a gerenciar o comportamento
inconveniente de pessoas dentro e nas proximidades dos recintos de Grandes
Eventos.
Preparar o
vigilante para o diálogo com o público, através de uma boa verbalização,
orientando, educando e prevenindo potenciais situações indicativas de eclosão
de desordem em massa.
Garantir condições técnicas ao vigilante, para que este consiga
identificar o tipo de
público envolvido no Grande Evento, e o consequente feedback de compensação,
através do comportamento demonstrado, bem como pelo evento a ser realizado.
Garantir condições técnicas ao vigilante, para que este consiga realizar uma “cortina humana” para
impedir avanços de multidões, bem como outros procedimentos capazes de
separar conflitos.
Garantir condições técnicas ao vigilante, para que este realize contenções e escoltas.
|
- Uso progressivo da força;
- Técnicas de imobilização e
condução de detidos;
- Defesa contra agressão de
instrumentos lesivos a integridade física dos espectadores e dos próprios
vigilantes;
- Técnicas de contenção de
distúrbios em massa;
- Fatores que interferem no
comportamento das massas;
- Fatores que influenciam no
comportamento de um indivíduo;
- Comportamento das torcidas
organizadas e o fenômeno do “hooliganismo”;
- Comportamento coletivo e suas
manifestações;
- Ações de controle e encaminhamento
das massas em grandes eventos;
- Preservação de local e comunicação
das autoridades competentes;
- Rotas de acesso e de evacuação;
- Plano de contingência e as ações a
serem desencadeadas para a sua deflagração;
- Técnicas de dinâmica de multidões
e controle de tensões;
- Identificação e comunicação ao
superior sobre comportamentos antissociais, racistas, xenófobos, ou contra
crianças e idosos.
|
Estratégias
de Ensino: Aula expositiva-dialogada-demonstrativa-prática, com a utilização
de recursos audiovisuais.
Recursos:
01 instrutor e monitores.
Carga
Horária: 07 h/a.
Avaliação:
VF (01 h/a)
|
5.7 DIDÁTICA APLICADA A
DISCIPLINA RESOLUÇÃO DAS SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA (DADRSE)
Carga horária: 04 horas-aula Avaliação: VF (01
h/a)
Objetivo da disciplina:
·
Dotar o aluno/instrutor de conhecimento, para que
através de uma boa didática de ensino, possa garantir condições técnicas ao
vigilante para que este consiga identificar e conhecer as formas de ataques criminosos;
·
Fortalecer os conhecimentos básicos do
aluno/instrutor, nas disciplinas de “Prevenção e Combate a Incêndio” e
“Primeiros Socorros”, para que através de uma boa didática de ensino,
possa repassá-los
aos Vigilantes que atuarão nos Grandes Eventos;
·
Capacitar
o aluno/instrutor, com Noções e Técnicas Básicas de Prevenção e Combate a
Incêndios, para que este possa garantir
condições técnicas ao Vigilante na adoção de providências adequadas em
caso de sinistros, e, principalmente, na evacuação de recintos onde são
realizados os Grandes Eventos;
·
Capacitar
o aluno/instrutor, a prestar Assistência Inicial em Caso de Emergência, para
que este possa, através do conhecimento adquirido, garantir ao Vigilante as
condições técnicas adequadas na aplicação dos Primeiros Socorros;
UNID
|
OBJETIVOS INSTRUCIONAIS
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
|
|
Ao término da unidade, o
aluno/instrutor deverá ser capaz de:
|
|
01
|
Transmitir
conhecimento, através de uma boa didática de ensino, dando condições técnicas
ao vigilante para que este consiga identificar e conhecer as formas de ataques criminosos.
Transmitir
conhecimento, através de uma boa didática de ensino, dando condições técnicas
ao vigilante para que este consiga identificar sua parcela de participação no plano de reação.
Garantir
condições técnicas ao vigilante, estimulando-o ao hábito da leitura, para que
consiga através da constância de treinamento, elaborar relatórios de forma clara, precisa
e concisa;
Transmitir
conhecimento, através de uma boa didática de ensino, dando condições técnicas
ao vigilante, para que este consiga interpretar os respectivos planos de reação
elaborados pela empresa, como membro de uma equipe de segurança em plano de
contingência ou evacuação.
Transmitir
conhecimento, através de uma boa didática de ensino, dando condições técnicas
ao vigilante, estimulando-o a criar fatores motivacionais, para que consiga
praticar, de forma constante, os exercícios
simulados.
Garantir
condições técnicas ao vigilante, para que este consiga prestar assistência inicial em caso de
emergência, com o fim de preservar a vida, minimizar os efeitos das lesões e
auxiliar na recuperação da vítima.
|
- Técnicas e táticas utilizadas pelos criminosos;
- Planos de reação;
- Procedimentos diante de imprevistos;
- Relatório de Ocorrência do Vigilante-ROV (exercício prático);
- Como acionar os órgãos
de Segurança Pública;
- Métodos de combate e
extinção a incêndio;
- Manejo dos extintores
de incêndio;
- Conceito de primeiros
socorros;
- Análise primária e
secundária;
- Transporte de feridos;
- Acidentes traumáticos;
- Hemorragias;
- Reanimação cardiopulmonar;
- Acionamento de equipe de paramédicos;
|
Estratégias de Ensino: Aula expositiva dialogada com auxilio de registros,
planos e recursos audiovisuais.
Recursos:
01 instrutor e monitores.
Carga
Horária: 04 h/a.
Avaliação:
VF (01 h/a)
|
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