Após algum tempo de experiência em liderança de Equipes de Segurança, definitivamente aprendi que alguns fatores são essenciais para o controle das atividades a que estamos dispostos a exercer com pessoas.
Alguns princípios, eu considero como essenciais e não abro mão em compartilhar com aqueles que querem uma proximidade com as pessoas que compõem suas equipes e são eles:
1º Conheça seus liderados
O líder tem a obrigação de conhecer cada membro de sua equipe. O que agrada e o que não agrada, qual é aquele que possui uma característica especial para o exercício de uma determinada atividade, quais são os pontos a serem melhorados em cada membro da equipe, etc.
2º Se ainda não conquistou, conquiste-lhes a confiança
Com certeza não há nada mais desagradável que ouvir um membro de uma equipe dizer que não confia em seu Líder;
Sabemos que a confiança demora algum tempo para se conseguir e sua manutenção deve ser constante e recíproca.
3º Mantenha seus liderados bem informados e cientes do que se espera deles.
O Líder deve manter seus liderados bem informados, ou seja, com a melhor informação possível, de forma clara e verdadeira e também deve ser claro sobre o que se espera de cada um deles.
Se o líder não conseguir ou se omitir em informar seus liderados, tenha certeza de que eles buscarão as informações em outras fontes e as encontrarão, porém, não sabemos de que forma tais informações chegarão até eles.
Então cuide para que todas as informações que devam ser de conhecimento de sua equipe realmente chegue a seus membros, em tempo hábil.